top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Porto Editora tem mais de 100 (novos) livros para ler nos primeiros seis meses deste ano!

O Grupo Porto Editora já revelou as suas novidades literárias que preparou para o primeiro semestre de 2023. De ficção, não ficção, poesia, infanto-juvenis e audiolivros, são obras surpreendentes, arrebatadores e de leitura obrigatória. De destacar um conjunto de textos inéditos de Luis Sepúlveda que reúne a obra poética do autor chileno; o romance de Rafael Gallo, vencedor do Prémio Literário José Saramago, e o livro da Prémio Nobel da Paz 2021, Maria Ressa.



HOMENAGEM A LUIS SEPÚLVEDA

Trinta anos de amizade, de histórias, de viagens e imagens. Mais do que uma homenagem, Mundo Sepúlveda é um diálogo entre as fotografias de Daniel Mordzinski e as palavras do autor chileno falecido em 2020, vítima de COVID-19. São textos, muitos deles inéditos entre nós, acompanhados por instantes fotográficos. Em conjunto permitem conhecer os lugares, as amizades e as paixões que deram sentido aos seus dias.



 

Também disponível a 9 de fevereiro, O Caçador Descuidado: Poesia Reunida (1967-2016) é o culminar de uma carreira desconhecida até agora: a de Luis Sepúlveda enquanto poeta. Uma edição bilingue, com prefácio de José Luís Peixoto.



 

HISTÓRIAS DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO


Em março, o brasileiro Rafael Gallo revelará Dor Fantasma, o romance vencedor do Prémio Literário José Saramago 2022. Nele, um pianista virtuoso dedica-se inteiramente a buscar a perfeição na sua arte. A vida, porém, tem outros planos e, de um dia para o outro, incapaz de se reinventar na adversidade, o protagonista vê fugir-lhe aquele que julgava ser o seu lugar por direito no pódio do mundo. Partitura de sofrimento, esta obra apresenta um autor que promete deixar a sua marca no panorama literário contemporâneo.



 

No final do semestre, Isabel Allende retoma os temas e preocupações que percorrem toda a sua obra – exílio, migração, identidade, minorias, emancipação feminina –, numa perspetiva contemporânea, convidando os leitores a acompanhá-la numa viagem à fronteira Sul dos Estados Unidos da América. El viento conoce mi nombre é o título (original) do seu novo romance.


Para maio está agendado o reencontro com o tenente Mario Conde, numa história assinada por Leonardo Padura. Havana, 2016. Diferentes acontecimentos históricos vão fazer Cuba tremer, pondo de pernas para o ar o ritmo da ilha: a visita de Barack Obama no que se chamou o «Degelo cubano», um concerto dos Rolling Stones e um desfile da Chanel. É esta a paisagem de fundo de Pessoas Decentes, o novo romance do premiado autor cubano.



 

ROMANCES HISTÓRICOS EM PORTUGUÊS


No final de fevereiro, revelam-se Os segredos de Juvenal Papisco, o romance de estreia de Bruno Paixão que venceu a II edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha, cujo júri fez um rasgado elogio assinado por Virgílio Alberto Vieira: «Este primeiro romance de um escritor de consolidados recursos literários e que excede expectativas no panorama das Letras Portuguesas deste início de século. Romance emergente, no mais autêntico sentido da palavra, Os segredos de Juvenal Papisco, de Bruno Paixão, abre, em toda a linha, um capítulo de excelência no quadro da literatura contemporânea.»



 

Em março, a Porto Editora publica a segunda e última parte da saga sefardita A Aldeia das Almas Desaparecidas, de Richard Zimler, com o subtítulo Aquilo que Procuramos Está Sempre à Nossa Procura . E, também Até ao Fim da Terra, o regresso de João Pedro Marques às narrativas históricas, desta feita tendo as invasões francesas como cenário de fundo.



 

NARRATIVAS DE SUSPENSE POLÍTICO


Tem um percurso conhecido e reconhecido na política e na academia, e em março estreia-se na escrita ficcional. José Gomes Mendes, ex-Secretário de Estado e Deputado, apresenta A Célula de Sheffield, um romance entre o policial e o suspense, que atravessa dois continentes numa narrativa com espaço para futebol, política e terrorismo.



 

Foi um dos autores com mais espaço nos media nacionais nos últimos meses do último ano. Andrei Kurkov é considerado o mais importante escritor ucraniano contemporâneo e A morte e o pinguim a sua obra-prima. Uma narrativa que descreve com um humor cáustico a situação na Ucrânia na era pós-soviética, em que a corrupção era a regra. Chega às livrarias em maio.



 

LIVROS DO BRASIL, A CASA DO NOBEL E OUTROS PRÉMIOS



A juntar aos cinco títulos já disponíveis na coleção Dois Mundos, a Livros do Brasil dará continuidade à publicação da obra de Annie Ernaux. O Jovem, o inédito revelado no ano em que recebeu o Prémio Nobel de Literatura, é o relato da paixão madura da autora com um homem 30 anos mais novo. Já em março, será editado Memória de Rapariga, no qual Ernaux regressa ao verão de 1958, aquele em que, numa colónia de férias, pela primeira vez passou a noite com um homem.


 

Também em dose dupla, Louis-Ferdinand Céline estará em destaque, primeiro com a reedição de Morte a Crédito – livro marcante da literatura francesa, publicado originalmente em 1936 e traduzido para português por Luiza Neto Jorge – e Guerra. A publicação deste inédito de Céline, finalmente revelado em 2022, após mais de 80 anos da sua escrita, é um verdadeiro acontecimento literário.



 

Em fevereiro, será tempo de Confiança, o segundo livro de Hernán Díaz. Vencedor do Prémio Kirkus de ficção em 2022, foi selecionado para o Prémio Booker e entrou nas listas dos melhores livros do ano das mais prestigiadas publicações.



 

LIBERDADE, JORNALISMO E A FRAGILIDADE DA DEMOCRACIA


Maria Ressa, Prémio Nobel da Paz de 2021, dedicou a vida a lutar pela verdade, pela liberdade e pela sobrevivência da democracia. E, por isso, arrisca-se a passar o resto da vida na cadeia. Em Como fazer frente a um ditador, a jornalista filipina que desmascarou Duterte demonstra como as opiniões e até o voto são manipulados, lançando um grito de alerta pelo nosso futuro coletivo. Chega no final de fevereiro, com o selo da Ideias de Ler.



 

VIDAS INCRÍVEIS QUE DÃO LIVROS


Analisando a relação entre loucura e criatividade, Rosa Montero recorre a estudos científicos e dados concretos, mas sobretudo à observação da sua própria vida e das biografias de «loucos» e «estranhos» seres dedicados, como ela, à arte da escrita para nos explicar O perigo de estar no meu perfeito juízo. Este livro é a prova da capacidade extraordinária da autora espanhola de misturar ficção, autobiografia e ensaio.



 

Por falar em experiências de vida impressionantes, a 26 de janeiro, véspera do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, a Porto Editora publica 70072: A menina que não sabia odiar, as memórias de Lidia Maksymowicz, a mais jovem sobrevivente do campo de extermínio Auschwitz-Birkenau, para onde foi enviada com apenas três anos de idade. A obra conta com prefácio do Papa Francisco.



 

É a partir do mesmo lugar e período histórico que é possível conhecer A promessa de Lily. Este não é mais um livro sobre Auschwitz. É um relato na primeira pessoa de alguém que sobreviveu ao inferno para ser a voz de todos os que não resistiram e contar ao mundo os detalhes das suas terríveis experiências. Lily Ebert completou 99 anos há menos de um mês, é uma estrela no TikTok e o seu livro conta com o prefácio do Rei Carlos III.



 

Em abril, a Porto Editora publica o livro sensação da Feira do Livro de Londres 2022, já com direitos vendidos para mais de 16 países. The Rooster House (título original) é a estreia literária de Victoria Belim. Em plena Guerra da Crimeia, e mesmo tendo-se naturalizado cidadã americana, a autora, então a viver em Bruxelas, regressa ao país de origem para conhecer mais profundamente as suas raízes e investigar o desaparecimento de um tio-avô durante a década de 1930.


 

Numa viagem pelos escândalos, aventuras amorosas, jogos de poder e traições que fustigaram a monarquia britânica ao longo dos últimos vinte e cinco anos, Os Segredos do Palácio – A Vida Privada da Casa de Windsor é a grande aposta da chancela Ideias de Ler já em fevereiro. Recorrendo a vários anos de investigação e a mais de uma centena de entrevistas com insiders do Palácio de Buckingham, a bestseller Tina Brown revela-nos aqui tudo o que nunca foi contado sobre a família real.


 

COMPREENDER UM MUNDO EM MUDANÇA ACELERADA


O capitalismo de mercado livre é uma das maiores invenções da humanidade e a maior fonte de prosperidade de sempre. Mas o seu sucesso teve um custo demasiado alto: a destruição do planeta e da sociedade como a conhecemos. Reimagining Capitalism in a World on Fire, a publicar em abril, é a solução proposta por Rebecca Henderson, uma das mais importantes líderes mundiais em mudança organizacional e estratégica.


É precisamente uma profunda mudança nas organizações que Cristina Amaro tem vindo a promover há largos anos e que em maio se materializará em livro. Chief Love Officer (título provisório) dá forma ao trabalho que desenvolve na Empower Brands House, onde valoriza o papel do amor e da felicidade, sobretudo dos recursos humanos, no mundo das empresas e nas estratégias de negócios e liderança.


E para compreender, sistematizar e memorizar tudo isto talvez um cérebro não seja suficiente. Tiago Forte, um dos mais reconhecidos especialistas mundiais em produtividade, escreveu um guia que mostra como podemos criar o nosso próprio sistema pessoal para gerir o manancial de informação que está hoje acessível e que frequentemente provoca elevados níveis de stress por se ser capaz de absorver todo o conhecimento que se julga útil e necessário. Building a second brain chega aos escaparates em junho.


 

POESIA


Celebrando a poesia de várias gerações, a Assírio & Alvim arranca o presente semestre com a publicação de Canção Derruída, a estreia em Portugal da brasileira Mar Becker. Da atualidade para o início do século XX, em fevereiro será publicada a obra Novos Poemas de Rainer Maria Rilke, com tradução e prefácio de Maria Teresa Dias Furtado.



 

Em março, o volume Poesia reúne toda a poesia de Luiza Neto Jorge, agora ampliando a antiga recolha com textos inéditos e dispersos recém-recolhidos. É a voz de uma grande poetisa que, desde 1960, abriu novos caminhos na poesia portuguesa. E, nesse mesmo mês, com organização de Luis Manuel Gaspar, a Assírio & Alvim publica o primeiro de dois volumes evocando toda a Obra Poética de Pedro Homem de Mello, um dos mais importantes poetas da «Geração da Presença».


 

AUDIOLIVROS


A aposta no formato audiolivro continuará a ganhar força. Nos próximos meses, a Porto Editora conta publicar mais de uma dezena de títulos, de ficção e não ficção, de autores nacionais ou internacionais, entre os quais se destacam: Diário de Anne Frank, na voz da cantora Ana Vieira, O filho de mil homens, com narração do autor Valter Hugo Mãe, Como evitar um desastre climático, o bestseller de Bill Gates na voz de Rui Unas, Último Olhar, o primeiro romance inédito de Miguel Sousa Tavares na Porto Editora, que será narrado por José Mariño, e Memorial do Convento, de José Saramago, narrado por Rui Portulez.


Komentáre


bottom of page