Sabia que 95% dos portugueses já se inspiraram em filmes, séries ou livros para escolher viagens?
- begoodmust
- há 5 horas
- 2 min de leitura
A eDreams acaba de divulgar um novo estudo sobre o impacto da cultura/entretenimento nas escolhas de férias dos viajantes. Segundo os dados, a esmagadora maioria dos portugueses já viajou ou pensou em viajar para um destino por influência de algo que viu ou leu (95%).

Entre os tipos de entretenimento que os portugueses consideram mais inspiradores para as suas viagens, destacam-se os documentários (50%), seguidos de filmes ou vídeos (46%), séries (30%), livros (15%) e podcasts (14%). A análise demográfica mostra que os portugueses com 65 ou mais anos são especialmente influenciados por documentários (71%), enquanto os mais jovens (18-24 anos) são mais impactados por filmes e vídeos (57%).
A vontade de transformar a ficção em realidade é evidente: dois terços dos portugueses (67%) estariam dispostos a viajar para qualquer lugar do mundo para visitar um local emblemático de um dos seus livros, filmes ou séries preferidos (67%). Outros tantos limitariam esse tipo de viagem ao seu continente (23%), e só apenas alguns prefeririam manter-se dentro do nosso país (8%). Também aqui se nota uma diferença geracional: os mais jovens mostram-se mais aventureiros e prontos a explorar o mundo, e os mais velhos preferem viagens dentro do continente ou país.
A imaginação dos portugueses não tem limites quando se trata de destinos de sonho: a maior parte gostaria de visitar realidades históricas como as de “Game of Thrones” ou “Vikings” (46%); outros prefeririam universos mágicos como “Harry Potter” ou “The Witcher” (38%); outros ainda sonham com viagens ao espaço, inspiradas por “Star Wars”, “Interstellar” ou “Dune” (23%); alguns optariam por mundos aquáticos como os de “Avatar” ou “Aquaman” (20%); e há ainda quem escolhesse cenários futuristas como os de “Blade Runner” (19%).
A nível global, o estudo da eDreams descobriu que apenas os viajantes de Itália (97%) e dos EUA (96%) se deixam inspirar mais do que os portugueses por destinos que conheçam no seu consumo de cultura/entretenimento. Em sentido contrário, os viajantes franceses são os menos influenciados (84%) a embarcar neste tipo de viagens, e os viajantes ingleses e alemães são os menos predispostos a viajar pelo mundo para as levarem a cabo (apenas 47% e 49%, respetivamente, o fariam).
#must #itmustbegood #eDreams #viagensinesquecíveis #viajar #travel #filmes #séries #livros#escolherviagens
Comentários