top of page
  • Must Edição

Restaurante Dona Maria apresenta carta recheada de sabores tradicionais

Rissóis de berbigão e tomate com molho agrião da ribeira, Creme de coentros com bacalhau lascado, ovo escalfado, migas de broa de chouriço, Repolgas salteadas com espargos, azeitonas e ninho de gema de ovo, Lulas grelhadas com batata assada, dueto de curgete e cenoura com emulsão de citronela são alguns dos novos pratos que o chef João Vieira idealizou e que já estão disponíveis na nova carta do Dona Maria do The Lodge Porto Hotel.

 


Pegar em pratos emblemáticos e dar a sua própria interpretação, tornando-os ao mesmo tempo originais e sempre com um toque de cozinha tradicional portuguesa é esse o objetivo do chef João Vieira, responsável pela cozinha do Dona Maria.

Tendo em mente os ingredientes da nova estação, mas sem nunca esquecer a essência tradicional, o menu começa pelas entradas: Carpaccio de Vieira com tártaro de frutas tropicais e vinagrete de manga; Croquetes de leitão com salada asiática e maionese de lima e Rissóis de berbigão e tomate com molho agrião da ribeira. Se preferir começar com uma sopa, também será possível provar o Creme de coentros com bacalhau lascado, ovo escalfado, migas de broa de chouriço ou uma Sopa cremosa de tomate coração de boi assado com a sua francesinha.

 


Para prato principal, e também para os mais arrojados, o chef sugere o Risotto de sapateira, gambas, açafrão e lima. Se preferir um bom prato de peixe, pode optar sempre pelo Polvo braseado, com batata doce, figos assados, camarão, espargos do mar e espuma de coentros; o típico bacalhau à Zé do Pipo ou Lulas grelhadas sobre trufado de alho e limão, cebolinho, tomate assado, cebola roxa e coulis de pimentos. Já para os amantes de carne, poder optar pelo Tomahawk, com grelos salteados e batata frita rústica (para partilhar); Arroz de Pato à antiga portuguesa com perna confitada em tomilho e redução de laranja ou ainda pela Posta de vitela à Mirandesa, cebolada, grelos salteados e batata a murro. No novo menu não podem faltar também as opções de arroz no tacho. Entre as opções destaca-se o Arroz de robalo com berbigão, pimentos e coentros; Açorda de gambas e poejos; Cataplana de cabrito de leite em forno a lenha, batatas, míscaros e castanhas do soto da lapa e ainda a típica Vitela a baixa temperatura com arroz de enchidos de fumeiro e rosmaninho.



Para o momento da sobremesa, a nova carta apresenta uma interpretação do chef do pastel de nata com gelado de canela e molho de caramelo salgado; um savarin de vinho do Porto Vintage, com queijo da Serra DOP e alperce do Alqueva; Bolo lava de abóbora, por cenoura laranja confitada em especiarias e gelado artesanal de amêndoa amarga; azeitona cordovil recheada, chutney de azeitona madural, pudim de azeite de 1ª prensa de Mirandela e gelado de azeite virgem extra de azeitona galega e limão e ainda os Discos de broinhas de mel e mousse de chocolate com flor de sal, gelado de chocolate e rosas, molho de café e cardamomo.



bottom of page