top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Escritora Rosa Montero vai estar em Portugal

A 18 de fevereiro, o Porto de Encontro terá como protagonista a autora espanhola Rosa Montero, numa sessão onde apresentará o seu novo livro, O perigo de estar no meu perfeito juízo.



Na linha do seu grande sucesso A Louca da Casa, O perigo de estar no meu perfeito juízo prova a capacidade extraordinária de Rosa Montero para misturar ficção, autobiografia e ensaio, naquela que é uma obra perspicaz, tocante e bem-humorada sobre a relação entre criatividade e loucura.


A 94.ª edição deste ciclo de conversas acontece a 18 de fevereiro, a partir das 17:00, no novíssimo Auditório Francisco de Assis, do Colégio Luso-Francês (Rua do Amial, 478, Porto), com entrada livre e sujeita aos lugares disponíveis. A poeta Rosa Alice Branco será a convidada especial e juntar-se-á à conversa entre Sérgio Almeida e Rosa Montero. As leituras de excertos ficarão a cargo da cantora lírica Ana Celeste Ferreira.


No ano em que se assinala o 20.º aniversário da edição da obra A Louca da Casa, Rosa Montero volta ao solo fértil que alimentou esse livro de culto para nos falar da relação entre criatividade e loucura. «Sempre soube que na minha cabeça alguma coisa não funcionava muito bem», diz-nos logo no início do O perigo de estar no meu perfeito juízo, uma convicção pessoal que neste novo livro encontrou eco em estudos científicos e dados concretos, mas sobretudo na observação da sua própria vida e nas biografias desses «loucos» e «estranhos» seres dedicados, como ela, à arte da escrita, almas que transformaram o sofrimento pessoal em matéria literária. Sylvia Plath, Emily Dickinson e muitos outros estão presentes nestas páginas repletas de empatia pelos dramas humanos e, ao mesmo tempo, de admiração por toda a beleza daí resultante. «Um livro que absorve e prende o leitor», elogia o jornal espanhol El País. Um projeto que há largos anos ocupava a autora espanhola e que a própria confessa ser o livro da sua vida.



Parte da vida cultural da cidade desde 2011, este ciclo de conversas reuniu mais de 21.000 espectadores em 93 edições realizadas em diversos espaços da cidade, como o Teatro Rivoli, a Casa das Artes, a Casa da Música, a Biblioteca Almeida Garrett ou o Teatro Nacional São João.


Esta edição conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand. A iniciativa está a ser divulgada em www.portoencontro.pt e também no Facebook.


Comments


bottom of page