top of page
  • Foto do escritorCarlaRibeiro

Conheça as infusões com poderes terapêuticos!

As infusões The Pur Terroir, integralmente produzidas no Soalheiro, em Melgaço, são concebidas em modo biológico e através de processos artesanais, que permitem preservar todas as suas propriedades aromáticas e terapêuticas. Disponíveis em 10 variedades, adaptam-se a diferentes estados de espírito, do cansaço à ansiedade, ajudando ainda a criar defesas contra as doenças sazonais.


Com a chegada das estações frias, são, assim, um aliado no combate aos dias mais cinzentos e dão o mote para momentos de conforto à lareira ou à janela. A versatilidade gastronómica permite que combinem tanto com bolos caseiros e biscoitos como acompanhar refeições, podendo ser inclusivamente utilizadas na sua confeção.

Nos solos que dão origem ao Alvarinho, e recuperando a tradição do território mais a norte de Portugal, nasce a linha de infusões Soalheiro - The Pur Terroir, companhia perfeita dos dias de chuva e dos sabores de conforto que a estação pede.

Alecrim, Cidreira, Erva Príncipe, Lúcia-lima, Hortelã verde, Hortelã pimenta chocolate, Perpétua vermelha, Perpétua roxa, Tomilho e Tomilho-Limão são as 10 variedades disponíveis e à venda, (PVP 7,50€/lata), na loja online do produtor e em vários pontos de venda do país. Na loja online, para ajudar a escolher os mais indecisos, o produtor faz sugestões por estados de espírito e packs temáticos (Vivid, Fresh e Balance).


Maria João Cerdeira, responsável do Soalheiro e da The Pur Terroir afirma que “todo o processo é realizado meticulosamente, de uma forma manual e natural, garantindo que todas as propriedades das infusões, que podem ajudar a manter um estilo de vida saudável e proporcionar sensações de bem-estar, transitam diretamente dos solos da nossa região até à chávena de quem as vai saborear”.


Uma diversidade de sabores para todos os estados de espírito

  • Lúcia-Lima: O aroma marcadamente cítrico e revigorante da Lúcia-Lima desperta a atenção desde o momento em que abre a embalagem. A Lúcia-Lima possui um aroma marcadamente cítrico, que refresca os sentidos. Produz uma infusão limonada brilhante, equilibrada por um travo ligeiramente herbáceo. O paladar é suave e quase cremoso, deixando uma agradável sensação doce no palato. É o produto ideal para combater a sensação de cansaço e revigorar energias.


  • Cidreira: A Cidreira é muito usada pelas suas propriedades calmantes ou ligeiramente estimulantes. Apresenta um aroma subtil e sabor a limão, equilibrado com suaves notas de menta. As suas infusões são brilhantes, com notas cítricas, complementadas por uma doçura herbácea leve. Bom aliado para lidar com a ansiedade e falta de concentração, a Cidreira é também conhecida por estimular o bom humor e a função cognitiva. Tem benefícios digestivos e para promover o relaxamento de todo o corpo.


  • Hortelã-Verde: A Hortelã-Verde cresce de forma selvagem entre os vinhedos do Território. Permita que o aroma fresco o transporte para a primavera nos campos do Minho. Como o próprio nome sugere, está repleta de aromas e sabores frescos de hortelã. As infusões feitas a partir desta erva são suaves, com uma doçura subtil, mas refrescante. Consiste numa boa solução para a sensação de enfartamento ou de sistema digestivo obstruído, ao mesmo tempo que promove uma sensação geral de bem-estar.


  • Tomilho: O Tomilho apresenta um perfil associado à terra, com aromas balsâmicos ricos. Os seus sabores são herbáceos, com notas subtis de hortelã. Em infusão, o Tomilho pode ser intenso, com um sabor floral opulento e um toque final ligeiramente amargo. Apesar da sua utilização frequentemente conotada a fins culinários, o Tomilho tem também um histórico de utilização como um remédio natural para a tosse, para o ajudar a respirar mais facilmente. Também possui benefícios digestivos.


  • Alecrim: O intenso aroma natural do Alecrim cativa os sentidos e promove a descontração. Popular na cozinha, uma chávena de infusão de Alecrim poderá ser o ideal para aliviar a mente. Conhecido pela sua fragrância poderosa, o Alecrim possui fortes aromas florais e de pinho. As infusões são suaves, com notas de frutas cítricas, de salva e até de hortelã, com um toque final apimentado. O Alecrim pode acalmar o stresse enquanto melhora o foco, a barriga inchada, a função cognitiva e o sistema digestivo.


  • Tomilho-Limão: O Tomilho-Limão combina os sabores da terra do tomilho com notas refrescantes de frutas cítricas. Erva complexa e refrescante, equilibra as notas balsâmicas com travo a madeira do tomilho com um sabor revigorante a limão. Estas infusões são suaves e frescas, e a doçura subtil da planta substitui o caráter amargo por vezes encontrado no tomilho comum. É rico em vitaminas e minerais que podem impulsionar o sistema imunológico, promover o relaxamento e o descongestionamento.


  • Hortelã Pimenta Chocolate: A Hortelã Pimenta Chocolate é uma verdadeira sobremesa num copo, com propriedades digestivas que fazem dela a infusão perfeita para depois do jantar. É fresca, com aromas e sabores revigorantes de mentol, abraçando notas subtis de cacau e baunilha, com um toque final de hortelã, que limpa o palato. Esta infusão pode ajudar a acalmar a dor de estômago, a aliviar a dor de cabeça e a promover a concentração mental.


  • Perpétua Vermelha: As flores vermelhas desta espécie de Perpétua Vermelha parecem mini morangos. Popular entre cantores, a infusão de Perpétua Vermelha é perfeita para as cordas vocais, apresentando aromas frescos e florais. Produz uma atraente infusão tinta com intensas notas vegetais, mas, apesar do nome, não é frutada. Os sabores são fortes, com um travo mais herbáceo e amargo que a nossa Perpétua Roxa. Esta infusão pode aliviar dores de garganta e cordas vocais cansadas.

  • Erva Príncipe: Popular na cozinha asiática, a Erva Príncipe é uma erva cítrica brilhante que também é utilizada para promover o bem-estar. Possui uma cor amarela brilhante com aromas cítricos intensos, mas agradáveis. Os seus sabores são frescos e cítricos, sem serem amargos, e ainda apresentam um toque doce de baunilha. É conhecida por aliviar a sensação de enfartamento, acalmar as cólicas menstruais, contribuir para a perda de peso e como apaziguador natural da ansiedade.


  • Perpétua Roxa: A Perpétua Roxa é reconhecida pelo seu longo período de floração e cor roxa brilhante que nunca desaparece, mesmo quando seca, equilibrando aromas florais e da terra. São infusões de cor magenta vibrante, com notas de beterraba e até de cogumelo. O sabor é vegetal e levemente doce, com um toque final suave. Possui propriedades anti-inflamatórias que reduzem a sensação de enfartamento e de congestão e dores de garganta e de cabeça, bem como baixar a tensão arterial e ajudar no sono.


Comments


bottom of page