top of page

Uma viagem gastronómica à volta do mundo... sem sair da Amadora

  • Foto do escritor: CarlaRibeiro
    CarlaRibeiro
  • há 9 minutos
  • 3 min de leitura

Quem acredita que a comida é uma das melhores formas de viajar sem sair do lugar tem um destino obrigatório este setembro. O festival "É UM ENCONTRO" regressa ao Parque Central da Amadora para três dias dedicados aos sabores, às culturas e às histórias que unem pessoas de todo o mundo. Entre chefs conceituados, cozinheiros da comunidade, mercados gastronómicos e muita animação, promete ser uma das experiências mais apetitosas do final do verão.


Uma viagem gastronómica à volta do mundo... sem sair da Amadora

Depois de receber mais de 20 mil visitantes em 2025, o festival promovido pela Associação CRESCER regressa para a sua terceira edição, entre 11 e 13 de setembro, com entrada gratuita e um programa que celebra a diversidade cultural através da gastronomia, da música, das conversas e das artes.

Ao longo dos três dias, será possível descobrir receitas tradicionais, conhecer histórias inspiradoras e provar especialidades de vários países representados pela comunidade da Amadora, num ambiente descontraído e pensado para toda a família.



Antes do festival há um jantar muito especial

A contagem decrescente começa já no próximo 1 de agosto, com um jantar especial no É UM RESTAURANTE – Parque, na Amadora.

Sob a supervisão do chef Nuno Bergonse, quatro cozinheiros da comunidade irão preparar um menu que percorre vários continentes:

  • Entrada inspirada no Paquistão;

  • Prato de carne de Cabo Verde;

  • Prato de peixe do Nepal;

  • Sobremesa do Brasil.

O jantar inclui bebida e tem o valor de 20 euros por pessoa, sendo que o valor reverte totalmente para os membros da comunidade responsáveis pela confeção da refeição. A noite contará ainda com uma atuação surpresa de um artista da comunidade.


Chefs conhecidos cozinham lado a lado com a comunidade

Um dos momentos mais aguardados volta a ser o ciclo de Showcookings de Fusão, onde chefs portugueses unem talento e criatividade a cozinheiros de diferentes nacionalidades.

Entre os primeiros nomes confirmados estão:

  • Tia Cátia;

  • Vítor Sobral;

  • Pedro Pena Bastos;

  • Kiko Martins.

O objetivo vai muito além da cozinha: cada sessão será um verdadeiro encontro entre culturas, memórias, técnicas e tradições gastronómicas.

Haverá ainda showcookings dedicados às receitas tradicionais, incluindo a participação da Confraria Gastronómica da Amadora, que ajudará a preservar e divulgar a identidade culinária do concelho.


Uma viagem gastronómica à volta do mundo... sem sair da Amadora

Workshops para aprender novos sabores

Quem gosta de pôr as mãos na massa também encontrará várias atividades práticas.

Entre as primeiras confirmações está o workshop "Picante sem Fronteiras", dinamizado por Miguel Mesquita, onde o público poderá descobrir novos ingredientes, técnicas e combinações vindas de diferentes partes do mundo.


Conversas que alimentam ideias

A gastronomia também serve de ponto de partida para refletir sobre temas atuais.

Uma das tertúlias já anunciadas terá como tema:

"Comer bem sem fronteiras — Como pode a alimentação intercultural ser uma oportunidade para uma alimentação mais saudável?"

A conversa contará com a participação de Joana Limão e será moderada pelo jornalista Tiago Pais, promovendo uma reflexão sobre como diferentes culturas alimentares podem contribuir para uma alimentação mais rica, equilibrada e diversificada.


Um mercado onde cada banca conta uma história

O Mercado Sabores do Mundo volta a ser um dos grandes protagonistas do festival.

Ao passear pelas bancas, os visitantes poderão provar pratos típicos, descobrir ingredientes menos conhecidos, experimentar bebidas tradicionais e conhecer pessoas que transportam consigo receitas passadas de geração em geração.

Depois das 28 bancas presentes na edição anterior, a organização pretende aumentar ainda mais a diversidade cultural representada em 2026.


Festival Amadora Gastronomia do Mundo

Música, dança e muita animação

Como já é tradição, o festival não vive apenas da gastronomia.

Ao longo dos três dias haverá atuações de música, dança e outras expressões artísticas representativas das diferentes comunidades presentes na Amadora, transformando o Parque Central num verdadeiro ponto de encontro entre culturas.


É UM ENCONTRO

Datas: 11, 12 e 13 de setembro de 2026

Local: Parque Central da Amadora

Entrada: Gratuita

A programação completa, horários e restantes participantes serão divulgados nas próximas semanas em eumencontro.pt.


bottom of page