Viagens com estilo: Organização, segurança e novas experiências pelo mundo
- begoodmust
- há 8 horas
- 4 min de leitura
Viajar combina aventura e rotina, e os portugueses mostram atenção à higiene e à organização mesmo fora de casa. No Porto, iniciativas como o Women Drivers~, da Uber, reforçam a mobilidade segura e prática, enquanto novidades internacionais, como a nomeação de LISA como embaixadora da Autoridade do Turismo da Tailândia e a experiência de explorar o país a bordo do comboio Blue Jasmin, convidam a descobrir destinos de forma única e organizada.
Como são os hábitos de higiene e organização dos portugueses nas suas viagens

Entre banhos imediatos, malas por desfazer e rotinas de beleza adaptadas, os portugueses revelam comportamentos variados durante as suas viagens
A eDreams divulgou um novo estudo que revela como os portugueses lidam com a higiene, organização e rotinas pessoais durante, e imediatamente após, as suas férias. Apesar de os comportamentos variarem, influenciados por fatores como idade, género e até o tipo de destino, os dados revelam, de forma geral, uma forte preocupação com a organização e o bem-estar.
No que toca aos cuidados de higiene e beleza, durante as viagens os portugueses dividem-se entre manter as rotinas de casa e adaptá-las ao contexto em que estão. Um terço dos viajantes (33%) procura manter a mesma rotina que segue no dia a dia, enquanto outro terço (33%) ajusta os cuidados pessoais consoante o destino onde está (por exemplo, praia ou cidade). Há ainda quem prefira simplificar a rotina habitual (19%), poupando tempo para aproveitar ao máximo a viagem.
Outro dado interessante é relativo à quantidade de roupa interior levada para viagens de vários dias. Os portugueses revelam uma clara preocupação com a higiene; de facto, a maioria (59%) afirma levar mais do que um par de roupa interior por dia, por precaução, e outros tantos (33%) levam apenas um par por dia. Apenas uma pequena parte dos viajantes portugueses (5%) refere levar menos roupa interior do que será necessário e lavá-la durante a viagem.
A tendência de levar roupa interior extra é mais frequente entre as mulheres (68%) do que entre os homens (49%), e também mais comum entre os viajantes mais jovens, com entre 18 e 24 anos (72%). Quando comparados com os outros países incluídos no estudo global, os portugueses destacam-se por esta preocupação: Portugal é dos países onde mais viajantes afirmam levar mais do que um par de roupa interior por dia, ficando apenas atrás dos EUA (64%) nesta matéria.
Continuando no tema da roupa, apesar de viajarem preparados, são poucos os portugueses que lavam roupa durante as férias – de facto, a maior parte dos viajantes nacionais (37%) admite que raramente lava roupa quando está fora de casa. Em comparação com o estudo global, estamos mesmo entre as nacionalidades que menos recorrem a esta prática durante as férias, demonstrando uma tendência para planear a mala com previdência, de forma a evitar ter de realizar essa tarefa.
Finalmente, no regresso das viagens, também desfazer as malas gera atitudes bastantes distintas entre os portugueses. Para alguns (29%), a prioridade é tomar um banho imediatamente ao chegar a casa, deixando para depois a arrumação das malas. Outros (24%) preferem dedicar-se a esta tarefa no momento, num ambiente organizado e sobre uma cama que já deixaram preparada de antemão com roupa lavada. Há também quem adote uma abordagem mais preventiva, desfazendo a mala na garagem e colocando todas as roupas diretamente num ciclo de lavagem quente (23%). Só uma mais pequena parte dos inquiridos (13%) admite deixar a mala no chão durante três a cinco dias úteis antes de a abrir – uma prática que é mais comum entre os viajantes mais jovens, dos 18 aos 24 anos (26%).
Bem pelo contrário, os viajantes com 65 anos ou mais são os que mais tendem a desfazer a mala de imediato, e geralmente sobre uma cama limpa (42%)
Women Drivers da Uber chegou à cidade do Porto

A Uber anunciou a chegada do serviço Women Drivers à cidade do Porto, dando continuidade à expansão nacional desta opção de mobilidade mais personalizada, inclusiva e orientada para a liberdade de escolha. Com Women Drivers, as utilizadoras da Uber podem optar por viajar exclusivamente com motoristas mulheres, enquanto as motoristas têm a possibilidade de aceitar apenas pedidos de viagem de passageiras do sexo feminino.
LISA é a nova embaixadora da Autoridade do Turismo da Tailândia
Lalisa Manobal (LISA), estrela global do K-pop e atriz da série White Lotus, é a nova embaixadora da marca Amazing Thailand. A artista protagoniza o vídeo da campanha internacional “Feel All the Feelings”, que convida os viajantes a viverem experiências autênticas e emocionais pelo país.
O filme apresenta uma viagem sensorial por várias regiões da Tailândia, destacando paisagens naturais, templos icónicos e modos de vida locais, desde Chiang Mai e Nan até Banguecoque, o Golfo da Tailândia e a costa do Mar de Andamão.
Segundo a Autoridade do Turismo da Tailândia, a campanha reforça a estratégia “Trusted Thailand” e “Value over Volume”, promovendo destinos menos conhecidos, turismo de maior valor e uma experiência mais rica e equilibrada para os visitantes.
Descubra a Tailândia a bordo do comboio Blue Jasmin

A Tailândia lançou uma nova experiência ferroviária de turismo entre Banguecoque e Chiang Mai. Chama-se Blue Jasmine e combina viagem de comboio, património cultural e gastronomia, num itinerário de nove dias pelo norte do país.
Inaugurado a 16 de novembro de 2025, o comboio resulta de uma parceria entre a DTH Travel e a State Railway of Thailand, que reconverteram antigos vagões-cama japoneses dos anos 1960 num boutique hotel sobre carris. Com capacidade para apenas 37 passageiros, o Blue Jasmine aposta numa experiência exclusiva e confortável.
O percurso inclui paragens em Ayutthaya e Sukhothai, ambas classificadas como Património Mundial da UNESCO, bem como em Uthai Thani, antes da chegada a Chiang Mai. As excursões previstas permitem o contacto com tradições locais, visitas a templos, oficinas artesanais, espetáculos culturais e um santuário ético de elefantes.
Os passageiros passam duas noites a bordo do comboio e as restantes em hotéis de quatro estrelas. O comboio dispõe de vagões-restaurante e lounge, com refeições de inspiração regional, cocktails e Wi-Fi.
Posicionado como um produto premium, o Blue Jasmine tem preços a partir de 195.000 baht (cerca de 5.200 euros) por pessoa. Estão previstas novas partidas nos meses de fevereiro, julho, novembro e dezembro.





Comentários