top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Gala de entrega dos galardões da alta cozinha e restauração vai ser em Valência

A cidade de Valência tornou-se mais uma vez uma referência para a alta cozinha a nível internacional, por isso, o a gala dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo terá lugar no dia 20 de junho na capital da Turia. O local escolhido para a celebração será Les Arts, ópera e centro cultural que faz parte do complexo modernista do Ciutat de les Arts i les Ciències de València.


Créditos: Visit València


"Mais uma vez, este icónico edifício acolherá um evento de importância internacional e permitir-nos-á projetar a melhor imagem da nossa cidade", disse Emiliano Garcia, Conselheiro para o Turismo e Internacionalização da Câmara Municipal. "Como foi o caso da 36ª Gala dos Prémios Goya e da Gala Michelin Espanha & Portugal, Valência vai participar na celebração deste evento, que vai trazer à cidade os mais prestigiados chefs de todo o mundo, e que vai fazer com que todo o setor gastronómico mundial mantenha os olhos na cidade", acrescentou García.

Desta forma, durante o mês de junho, Valência irá cozinhar e falar de alta cozinha, uma vez que este importante evento incluirá uma série de reuniões chave tais como: um fórum de liderança de pensamento #50BestTalks; 50 Melhores Sessões de Assinatura, reuniões gastronómicas entre chefs internacionais e chefs valencianos, e, claro, a cerimónia de entrega de prémios. Os 100 melhores chefs do mundo irão reunir-se em Valência. Também transmitirão os seus conhecimentos aos estudantes locais de restauração através de um evento educacional. Nos próximos meses, será revelado o programa final deste importante evento culinário internacional.


Os grandes marcos que elevaram a gastronomia valenciana para o nível seguinte

Ao longo dos últimos anos, diferentes eventos no setor foram pensados e servidos, elevando a gastronomia valenciana e os projetos sustentáveis da cidade. Destaque para a gala do Guia Michelin Espanha & Portugal 2022, onde três novas estrelas foram atribuídas à cidade, elevando o total para nove até ao momento ou os prémios de Valência como Capital Europeia do Turismo Inteligente 2022, e o mais recente, Capital Verde Europeia 2024. Títulos importantes que colocam Valência no mapa como uma cidade inteligente, sustentável e de vanguarda.


Valência, modelo de sustentabilidade alimentar

Poucas cidades têm o privilégio de ter grandes áreas naturais onde se possam armazenar e fornecer produtos sazonais sem deixar grande pegada no planeta. Do Parque Natural da Albufeira, onde são cultivadas várias variedades locais de arroz, que são o ingrediente principal do prato valenciano mais internacional: a paella. Para o Mar Mediterrâneo, que fornece peixe fresco que é diariamente leiloado no Mercado do Peixe na Marina de Valência, e que acaba nas ementas de muitos restaurantes locais e mercados municipais. Assim como a apicultura urbana, instalada em cerca de vinte colmeias nos telhados dos edifícios públicos para polinizar e contribuir para a biodiversidade dos parques da cidade. O compromisso de Valência com a sustentabilidade alimentar vai muito mais longe, desde 2019 que tem vindo a acolher o Centro Mundial para a Alimentação Urbana Sustentável da FAO para se tornar uma referência para os desafios enfrentados pelas grandes cidades em questões alimentares e nutricionais, um dos compromissos que a cidade assumiu após ter sido declarada Capital Mundial da Alimentação Sustentável em 2017.


Comments


bottom of page