top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

António Mega Ferreira vence Grande Prémio de Literatura de Viagens

O livro Crónicas Italianas, de António Mega Ferreira, editado em outubro de 2021 pela Sextante, venceu o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE).



O júri do prémio, coordenado por José Manuel Mendes, fez a sua escolha por unanimidade, sublinhando que se trata de «uma obra de grande qualidade literária, na qual a viagem se associa à grande literatura, à arte e à cultura e onde o clássico 'Grand Tour' cede lugar à descoberta das narrativas ocultas nas cidades de Itália e ao diálogo que com elas estabeleceram turistas apaixonados e grande autores da cultura europeia, como Stendhal, Rilke, Proust e Freud». «Viajar ganha, assim, uma rica dimensão de procura da vida, da História e da valorização do património cultural para além da imediata apreensão do que se vê e sente. Pode dizer-se que se trata de um precioso vade-mécum capaz de enriquecer a viagem e o viajante», acrescentou em comunicado. Do júri desta 5.ª edição do prémio fizeram também parte os professores, investigadores e ensaístas Annabela Rita, Guilherme d'Oliveira Martins e Isabel Cristina Mateus.



Crónicas Italianas encerra o tríptico que integra os seus anteriores títulos Roma, exercícios de reconhecimento e Itália, práticas de viagem. A obra agora premiada já fora distinguida com o Prémio Roma-Lisboa, atribuído pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional de Itália.


bottom of page