• CarlaRibeiro

Uma cozinha criativa de inspiração italiana a não perder em Lisboa no Provincia!

Quando abriu portas, em finais de 2020, o Provincia propôs-se a trazer o campo para a cidade através de uma oferta gastronómica simultaneamente moderna e rural.



Cerca de dois anos depois, o Grupo Non Basta vai ainda mais longe ao convidar o chef italiano Francesco Ogliari (Tua Madre, Évora) para assumir as rédeas criativas da cozinha – primeiro do Provincia, posteriormente de todos os restaurantes do grupo.

Em Francesco Ogliari, chef e proprietário de um dos projetos gastronómicos que mais tem entusiasmado público e crítica nos últimos anos, os sócios do Grupo Non Basta encontraram a personificação de tudo o que sempre imaginaram para o Provincia: uma cozinha criativa de inspiração italiana, proximidade com a terra e produtores, e uma constante valorização do produto nacional.




“Não podíamos estar mais felizes com esta parceria. Partilhamos com o chef Francesco os mesmos valores e propósito, e acreditamos que isso realmente se traduz no que servimos aos clientes”, assume Frederico Seixas, sócio e diretor de marketing do Grupo Non Basta. Já para Francesco Ogliari, esta nova carta coloca “o produto acima de tudo” e reflete um trabalho conjunto com a equipa do Provincia. “Este é um menu que segue a minha linha de cozinha, mas onde se pretende que também haja uma continuidade em relação à identidade do restaurante”, acrescenta.



Em conjunto com o chef executivo do grupo, Mário Cardeira, Francesco reestruturou por completo o menu do Provincia, dando ainda mais destaque aos melhores ingredientes portugueses e aos frescos da horta (explorada pelo grupo em parceria com a Semear). Logo nos Antipasti, são disso exemplo o Carpaccio de porchetta, emulsão de pimento, pickles e lascas de parmesão ou o Coração de alface grelhada, bagna cauda e citrinos.

Num constante jogo de contraste de sabores e texturas, destacam-se ainda a Batuta di carne mertolenga DOP, gema de ovo, parmesão (24 meses) e balsâmico de Modena, o Crudo de gambas da costa algarvia e stracciatella artesanal e a Burrata e vegetais da horta no carvão. Isto sem nunca prescindir do couvert, que inclui Focaccia de fermentação natural feita no restaurante, noisette de sálvia e azeite virgem extra.



Nos Primi, são cinco as propostas, na sua maioria tendo como base a pasta fresca feita diariamente e de forma artesanal no restaurante. Entre as sugestões estão os Ravioli de espinafres e queijo de cabra nacional, cebola e nozes, confecionados com o queijo artesanal da marca portuguesa I’m Cheese.

Ainda nos Primi, destacam-se ainda o Pappardelle com ragu de rabo de boi “alla vaccinara” ou o Spaghetti risottati em bisque de gamba da costa algarvia, bivalves e bottarga, um prato de técnica italiana que é simultaneamente uma homenagem aos melhores produtos da costa portuguesa. Para os fãs de Risotto, há ainda uma sugestão bem original (e outonal), com boletos, uva, romã e alecrim.



Para quem não prescinde dos melhores peixes e carne de origem nacional, há também Secondi para todos os gostos. Entre as novas referências estão o Polvo grelhado com arroz de forno do mesmo e emulsão de pimento, o Saltimbocca de porco nacional bio e presunto ibérico de bolota e o Peixe da nossa costa, pil pil e caponata.


Já nas Pizzas, o número de opções diminuiu, mas as combinações são ainda mais tentadoras. A clássica Margherita divide agora atenções com a Napoletana Especial (com straciatella, anchovas, alcaparras, azeitonas, malagueta, limão e bottarga), cheia de personalidade e sabor, ou com a a Guanciale e Boletos (mozzarella fior di latte, cogumelos boletos, guanciale, parmesão e sálvia), uma versão mais gastronómica da combinação Prosciutto e Funghi.

O remate final da refeição pode ser dado com o Crumble de pera com gelado de baunilha ou com as Texturas de ananás, uma surpreendente sobremesa que combina ananás fresco, compota de ananás, gelado de ananás, suspiro de ananás e Peta Zetas. Na carta mantém-se ainda o já icónico Tiramisù, um verdadeiro clássico dos restaurantes do Grupo Non Basta.

Para quem tem dificuldades na hora de tomar decisões, há uma Seleção do Chef pronta a ser descoberta, com opção de pairing de vinhos. Pensada para proporcionar uma experiência completa, inclui couvert, antipasti, primi, secondi e sobremesa, estando disponível apenas aos jantares.


No capítulo das bebidas, uma das grandes apostas continua a ser os vinhos, com mais de 30 referências maioritariamente portuguesas e italianas, entre abordagens mais ou menos convencionais. O menu de bar é ainda complementado com cocktails, clássicos e de autor, aperitivos, digestivos e licores italianos e nacionais.


O Provincia está aberto todos os dias da semana para almoços e jantares. Aconselha-se reserva prévia através do site www.grupononbasta.pt ou do telefone +351 21 099 9604.

É tempo de descobrir uma nova PROVINCIA bem no centro da cidade.


#Must #itmustbegood #Provincia #Chef #comidaitaliana #italianfood #LisbonRestaurants #Carpaccio #grupononbasta