top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Os Segredos de Juvenal Papisco

A Porto Editora revela o romance de estreia de Bruno Paixão que venceu a II edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha. Escrita num local inusitado, uma carruagem de comboio estacionada numa quinta nos arredores de Coimbra, esta é uma obra fortemente influenciada pelo realismo mágico sul-americano e que procura fazer uma crítica social da contemporaneidade. Preço: 16,65€



Centrado na personagem de Juvenal Papisco, um padre a quem o hábito nem sempre assenta bem – sendo tão capaz de gestos de bondade e elevado sentido de justiça como de maldade ou cinismo –, este romance recheado de ironia decorre num tempo indefinido e local imaginado, Orão, onde as tramas, os pequenos poderes, os vícios, as superstições ou a força dos mexericos poderão recordar ao leitor a sua rua, a sua vila, a sua cidade ou até o seu país.


Aquando da entrega do Prémio Literário Luís Miguel Rocha, o júri fez um rasgado elogio assinado por Vergílio Alberto Vieira: «Este primeiro romance de um escritor de consolidados recursos literários e que excede expectativas no panorama das Letras Portuguesas deste início de século. Romance emergente, no mais autêntico sentido da palavra, Os segredos de Juvenal Papisco, de Bruno Paixão, abre, em toda a linha, um capítulo de excelência no quadro da literatura contemporânea». Elogio antecipadamente aceite por Juvenal Papisco, mas não sem fazer uso da sua fina ironia «seria uma tremenda falta de educação falar mal de alguém à sua frente».


Depois de uma pré-apresentação no Festival Correntes d’Escritas, onde o livro foi dado a conhecer pela primeira vez, ainda antes de chegar às livrarias, Bruno Paixão vai dar início a uma tour por algumas cidades do país para apresentar Os Segredos de Juvenal Papisco. A primeira é Coimbra, domingo, dia 26, onde os mais de 400 lugares do Convento São Francisco já estão esgotados, seguindo-se Viseu, a 18 de março, nova data em Coimbra, a 24, Aveiro, no dia 25, Viana do Castelo a 16 de abril e outras datas e locais ainda a anunciar.


#Must#itmustbegood #LIVRO #OssegredosdeJuvenalPapisco #BrunoPaixão #livro #ler #leitura #portoeditora #romance #lovebooks

Коментарі


bottom of page