top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

5 sugestões para aproveitar o outono na região de Lisboa!

Aproveitar os dias ainda sem chuva e assistir ao pôr do sol na praia, fazer um passeio de barco no rio Tejo ou passear num dos parques ou reservas naturais são algumas das sugestões que ajudam a manter a rotina de momentos que estimulam o prazer e bem-estar que os dias mais soalheiros proporcionam.




A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) deixa por isso algumas sugestões a não perder. 1 – Continuar a ir à praia As praias são um dos elementos que melhor caracterizam a região, já conhecidas por todos, como a Costa da Caparica, a Arrábida, o Estoril e a Ericeira. Seja pelo seu areal extenso, pelos dias de sol com que brinda todos os que as visitam ou pelas mais belas pinturas de fim de tarde que presenteia, uma ida às praias da região é sempre uma escolha acertada para continuar a absorver vitamina D e a promover a melhoria da imunidade tão necessário nos dias de inverno. 2 – Descobrir os encantos do Rio Tejo O rio Tejo é, seguramente, um dos principais pontos de atração de Lisboa. Para viver ao máximo a experiência no rio, a visita à Reserva Natural do Estuário do Tejo é obrigatória, o maior estuário da Península Ibérica, que já conquistou o estatuto de mais importante zona húmida do País. Aqui, os mais curiosos pelo mundo animal podem observar diferentes e fantásticas espécies, como os famosos flamingos rosados, que brindam qualquer visitante com um espetáculo natural único em meados do outono.

3 – Conhecer a Reserva Natural do Estuário do Sado A alguns quilómetros de Setúbal, entre sapais, bancos de areia, salinas, praias e dunas costeiras, bem como plantações, pinhais e áreas agrícolas, encontra-se um dos lugares mais singulares da Região: a Reserva Natural do Estuário do Sado. Uma experiência fascinante para os amantes de natureza e da vida animal, com atividades incríveis a pôr em prática no estuário, como a observação de cerca de 100 espécies de aves aquáticas, desde a cegonha branca, a galinha de água, o guarda-rios ou a águia sapeira. 4 – Mergulhar pelas profundezas do Parque Natural da Arrábida O Parque Natural da Arrábida deslumbra todos os que por lá passam com as suas paisagens de cortar a respiração. Um passeio por estas estradas é um mergulho na sua beleza incomparável, onde o azul do mar contrasta com os tons das falésias de calcário e com o verde do denso manto vegetal que cobre a Serra. Para além dos golfinhos porque não descobrir as inúmeras espécies de aves que aqui se encontram? O ideal é marcar um dos muitos cruzeiros disponíveis, que partem de Setúbal, para observar a natureza no seu estado mais puro e tranquilo e depois um passeio a pé pela Arrábida.

5 – Passear pelo Parque Natural de Sintra-Cascais Na zona mais a norte da região de Lisboa, o Parque Natural de Sintra-Cascais é ideal para imergir na amenidade do clima, diversidade e beleza da paisagem e juntar o grupo de amigos e/ou família para um passeio. Entre as várias atividades que aqui podem ser feitas, destaca-se a expedição aos vestígios de presença humana no território que datam desde o Paleolítico. A paisagem ali criada, onde se insere também um diversificado conjunto arquitetónico, foi incluída pela UNESCO na Lista de Sítios do Património Mundial, com a categoria de Paisagem Cultural. Entre palacetes rodeados por jardins, tapadas e bosques, com flora vinda de todo o mundo, a Serra de Sintra é o lugar para se deixar envolver em mistério e romantismo, como se de um romance se tratasse.

bottom of page