top of page
  • Must Edição

Sharish celebra 10 anos com um gin que ganhou o prémio de Produto Português do Ano 2023

No ano em que comemora os 10 anos existência, a Sharish, acabou de ganhar um prémio bem merecido. O Sharish Gin Distiller’s Cut (Receita do Patrão) conquistou o Prémio de Produto Português do Ano 2023, no Lisbon Bar Show - o maior reconhecimento que uma marca de bebidas espirituosas pode receber em Portugal. Uma distinção escolhida

e votada por profissionais do setor de Bar e Hotelaria.



Que boa maneira de celebrar os 10 Anos da marca, criada em Reguengos de Monsaraz por António Cuco, que afirma: “O prémio é nosso, mas o mérito é dos nossos clientes e parceiros que nos desafiam diariamente a criar produtos de qualidade!”

 

Sete anos após o desenvolvimento da receita original do Sharish Gin, surgiu a ideia de criar uma versão de como seria o Sharish se o Destilador António Cuco tivesse decidido criar a mesma em 2021, com todo o conhecimento sobre botânicos e destilação acumulado desde 2014.

Os botânicos originais foram, na sua essência, mantidos. No entanto, a laranja e o limão foram substituídos pela Tangerina, Bergamota e Lima Kaffir. Alguns dos aromas e sabores preferidos do destilador foram adicionados: Cidreira, Cardamomo e Flor de Laranjeira. O resultado foi um gin mais clássico, com maior secura e mais complexo, num mix de notas cítricas, florais e frutadas, bem ao jeito dos consumidores mais exigentes.



Sharish Gin tem o único Centro de Interpretação do gin da Península Ibérica

António Cuco: de apreciador de gin para um verdadeiro ‘alquimista de sabores’

O Sharish Gin, distribuído em Portugal e no mundo pela Vinalda, nasceu em abril de 2014 em Reguengos de Monsaraz. Durante um período de desemprego, e graças a uma incrível capacidade de empreendedorismo, António Cuco – o criador e produtor da marca emblemática e reconhecida hoje internacionalmente –, passou de apreciador de gin para um verdadeiro ‘alquimista de sabores’.

 


As inspirações das receitas do Sharish foram recuperadas dos cheiros e sabores da infância de António Cuco, como é o caso da maçã Bravo de Esmolfe, que a sua bisavó lhe dava. A estas memórias juntou os botânicos, os citrinos e outros ingredientes, todos da sua terra. Até chegar à fórmula final.

 

A destilaria do Sharish Gin tem o primeiro, e único, Centro de Interpretação do gin da Península Ibérica. Sharish, ‘lentamente Destilado no Alentejo’, é hoje uma marca premium, em constante expansão. 

 

“O que distingue o Sharish Gin é o facto de utilizarmos maioritariamente produtos frescos e locais, bem como o método de infusão/destilação utilizado com alambiques tradicionais portugueses e um processo de destilação lento que favorece a qualidade”, explica o mestre destilador.


Comments


bottom of page