top of page

Novos horizontes para as próximas viagens

Foto do escritor: begoodmust
begoodmust
há 1 dia
8 min de leitura

Novos destinos, experiências mais exclusivas e formas mais inteligentes de viajar estão a marcar a atualidade. Entre o conforto a bordo, estadias a preços mais vantajosos, novas descobertas em Itália e os cuidados a ter antes de partir, reunimos algumas das novidades que prometem inspirar as próximas viagens.


Porto de Lisboa bate recorde de cruzeiros em agosto


Porto de Lisboa

O Porto de Lisboa registou, em agosto de 2026, o melhor mês de sempre na atividade de cruzeiros. Ao longo do mês, passaram pelo porto 86 322 passageiros, mais 23% do que em agosto de 2025 e acima do anterior recorde, de 73 949 passageiros, registado em 2024.

Também o número de escalas atingiu um máximo histórico, com 33 escalas, mais 32% do que no período homólogo.

O segmento de turnaround destacou-se com 24 633 movimentos de embarque e desembarque, mais 117% do que em agosto de 2025. Os passageiros embarcados aumentaram 112%, para 12 090, e os desembarcados 121%, para 12 543. Já o movimento de passageiros em trânsito chegou aos 61 689, um novo recorde para o mês.

Agosto registou ainda nove escalas em turnaround, fazendo com que este segmento representasse 28,5% do movimento mensal, contra 16,2% em agosto de 2025. Os resultados refletem também uma redução da sazonalidade da atividade de cruzeiros em Lisboa.

Durante o mês, o porto recebeu dois navios em primeira escala: o Explora III, na sua viagem inaugural, e o Mein Schiff Flow.

Entre janeiro e agosto, o Porto de Lisboa contabilizou 220 escalas e 448 037 passageiros, mais 6% e 2%, respetivamente. O turnaround registou 127 194 passageiros, um crescimento de 13% e já representa 28,4% do movimento total.


Trabalhar nas nuvens: Emirates volta a ser a companhia aérea mais desejada em Portugal


Trabalhar na Emirates

Para quem sonha com uma carreira internacional, viajar pelo mundo e fazer parte de uma equipa multicultural, a Emirates continua a ser uma das companhias aéreas mais atrativas em Portugal. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia foi distinguida como a melhor marca empregadora do setor da aviação no estudo Employer Brand 2026, da OnStrategy.

Com 68,2 pontos, a Emirates ocupa o 54.º lugar no ranking geral, que avaliou mais de 200 marcas com base na opinião de mais de 50 mil portugueses.

A companhia conta atualmente com mais de 600 profissionais portugueses, entre pilotos, tripulantes de cabine e colaboradores de áreas como tecnologia, engenharia, operações, vendas e apoio ao cliente. Só na tripulação de cabine são mais de 600 portugueses, integrados numa equipa internacional com mais de 150 nacionalidades.

Além da dimensão internacional, a possibilidade de viajar e os benefícios associados às diferentes funções continuam a ser alguns dos atrativos de trabalhar na companhia, que oferece oportunidades de desenvolvimento profissional e formação contínua.

E há novas oportunidades para quem quer embarcar nesta experiência. Durante setembro, a Emirates promove Open Days de recrutamento para tripulantes de cabine em Coimbra, Braga, Porto e Lisboa.


Quatro cidades, uma oportunidade

Coimbra — 17 de setembro, às 09h00, Hotel Coimbra Aeminium

Braga — 19 de setembro, às 09h00, Hotel Meliá Braga

Porto — 28 de setembro, às 09h00, Hilton Porto Gaia

Lisboa — 30 de setembro, às 09h00, Lisbon Marriott Hotel

As oportunidades disponíveis e os detalhes sobre o processo de candidatura podem ser consultados no site de carreiras do Grupo Emirates.



O mesmo hotel, outro preço: NordVPN lança ferramenta para encontrar estadias mais baratas


NordVPN

Encontrar um hotel pelo melhor preço pode passar por uma questão inesperada: o país a partir do qual é feita a reserva. É precisamente essa diferença que a NordVPN quer explorar com o PriceMice, uma nova extensão gratuita para Chrome que compara os preços do mesmo quarto em diferentes localizações.

A ferramenta funciona diretamente durante a pesquisa no Booking.com. Depois de procurar um hotel, basta clicar para comparar e o PriceMice apresenta os preços finais disponíveis noutros países, já com impostos incluídos.

Nos testes realizados pela NordVPN, cerca de um em cada quatro hotéis era pelo menos 20 dólares mais barato quando reservado a partir de outro país. A maior poupança registada ultrapassou os 500 dólares.

Entre os exemplos encontrados estão o SO/ Banguecoque, com uma diferença de 149,19 dólares numa estadia de sete noites, e o Theory Stay, na Índia, que apresentava uma poupança de 106 libras face ao preço no Reino Unido.

Os preços podem variar consoante a localização, procura, taxas de câmbio, impostos locais ou programas de fidelização. Por isso, o PriceMice não garante que exista sempre uma opção mais barata, cabendo ao utilizador confirmar o preço final antes de reservar.

Para já, a extensão está disponível gratuitamente para Chrome e Booking.com, estando prevista a inclusão de outras plataformas de reservas.

Com o PriceMice, a NordVPN transforma uma tarefa que exigia pesquisas repetidas e alterações de localização numa comparação automática — uma forma simples de perceber se o hotel escolhido pode ficar mais barato antes de carregar no botão “reservar”.

Emirates estreia assento elétrico que leva a privacidade na Económica Premium mais longe


Emirates com assento elétrico, Económica Premium

Viajar em Económica Premium está prestes a ganhar uma nova dimensão. A Emirates apresenta, nos seus novos Airbus A350, o que descreve como o primeiro assento elétrico do mundo nesta classe, com uma divisória de privacidade ajustável entre lugares.

A nova cabine, com apenas 28 assentos numa configuração 2-3-2, foi pensada para oferecer mais espaço, conforto e privacidade em viagens de longo curso. Os passageiros podem ajustar a posição do assento e elevar a divisória através de um simples toque, criando um espaço mais reservado para descansar, trabalhar ou fazer uma refeição.

Com 50 cm de largura e até 99 cm entre filas, os assentos permitem reclinar sem interferir com quem viaja atrás. O conforto é reforçado pelo novo apoio de cabeça U-Dream, apoio de pés ajustável e carregamento sem fios, além de portas USB-C e suporte para telemóvel.

A experiência inclui ainda o sistema de entretenimento ice, num ecrã 4K HDR de 13,3 polegadas, novas câmaras exteriores nos A350 e uma oferta gastronómica de inspiração regional, acompanhada por bebidas premium, incluindo o Chandon Vintage Brut 2021.

Nos voos de longo curso, os passageiros recebem também kits de viagem reutilizáveis com produtos de skincare da Aveda e acessórios essenciais para a viagem.

A novidade chega numa altura em que a Económica Premium ganha cada vez mais adeptos. Desde a sua introdução nos voos Lisboa-Dubai, em junho de 2025, a ocupação média desta cabine aumentou 20%.

Com duas ligações diárias entre Lisboa e o Dubai, a Emirates permite aos passageiros portugueses aceder a mais de 140 destinos da sua rede global. Os novos A350 levam esta experiência a vários destinos na Ásia, Oceano Índico e África.

A aposta reforça a estratégia da companhia de aproximar a experiência da Económica Premium dos níveis de conforto e privacidade tradicionalmente associados às classes superiores.


Living Tours chega a Itália com novas experiências para descobrir o país


Living Tours

Depois de consolidar a sua presença em Portugal e Espanha, o Grupo Living Tours chega agora a Itália, reforçando a sua aposta na expansão internacional. A nova operação disponibiliza centenas de tours, atividades e experiências em alguns dos destinos mais emblemáticos do país.

Roma, Veneza, Florença, Milão, Nápoles, Costa Amalfitana, Lago Como, Cinque Terre e Dolomitas fazem parte da nova oferta, que inclui visitas guiadas, excursões, tours privados, experiências gastronómicas, provas de vinhos, atividades culturais e passeios de barco.

A entrada em Itália responde também a uma tendência crescente entre viajantes de mercados de longa distância, como os Estados Unidos e o Brasil, que procuram aproveitar uma única viagem à Europa para conhecer vários destinos. A nova operação permite, assim, combinar diferentes cidades e regiões italianas com outros países europeus no mesmo roteiro.

A Living Tours mantém em Itália a sua aposta em experiências que permitem conhecer os destinos de forma mais próxima, através da cultura, património, gastronomia, enoturismo e atividades ao ar livre.

A entrada em Itália representa um passo muito importante na evolução do Grupo Living Tours”, afirma Rui Terroso, CEO e fundador do grupo, destacando a procura crescente por viagens que combinam vários destinos europeus.


A escolha de Itália acompanha o forte dinamismo turístico do país, que continua entre os destinos mais procurados da Europa. A nova oferta da Living Tours já está disponível online, permitindo explorar o país através de experiências pensadas para diferentes estilos de viagem.


Tailândia reduz para 30 dias a isenção de visto para portugueses


Tailândia

A partir de 15 de setembro de 2026, a Tailândia passa a aplicar novas regras de entrada no país. A atual isenção de visto de 60 dias termina nessa data e é substituída por diferentes regimes de permanência, consoante a nacionalidade.

Para os cidadãos portugueses, a principal alteração é a redução da estadia máxima sem visto de 60 para 30 dias. Portugal integra a lista de 60 países e territórios cujos cidadãos podem entrar na Tailândia sem visto para fins turísticos por um período de até 30 dias.

A nova isenção aplica-se também a países como Espanha, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.

Nas entradas por fronteiras terrestres, a isenção de 30 dias pode ser utilizada, em regra, até duas vezes por ano civil. Esta limitação não se aplica a algumas nacionalidades específicas.

As novas regras incluem ainda uma isenção de 15 dias para cidadãos das Seychelles e das Maurícias, enquanto o visto à chegada passa a abranger cidadãos do Azerbaijão, Bielorrússia e Sérvia. Acordos bilaterais que estabeleçam períodos diferentes de permanência continuam igualmente em vigor.

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) recomenda que todos os viajantes confirmem, antes da partida, as condições de entrada aplicáveis à sua nacionalidade, uma vez que os requisitos podem variar consoante o regime de entrada.


Antes de viajar, vale a pena pôr as vacinas em dia


Vacina

Com o aumento das viagens e deslocações, rever o boletim de vacinas antes de partir pode ser uma forma simples de reforçar a proteção contra doenças infeciosas. A recomendação ganha especial importância quando há viagens internacionais, gravidez, doenças crónicas ou tratamentos que possam afetar o sistema imunitário.

A vacinação não é apenas uma questão da infância. Ao longo da vida, é importante confirmar se existem doses em atraso e manter a proteção adequada para a idade e situação de saúde. Entre as vacinas a rever estão as que protegem contra tétano e difteria, sarampo, rubéola, papeira, varicela, gripe, COVID-19, doença pneumocócica e herpes zóster.

A vacinação deve fazer parte da prevenção habitual”, explica Nazareht Parraga Torres, enfermeira supervisora de consultas externas do Hospital Universitário Sanitas Virgen del Mar, destacando a importância de manter o registo vacinal atualizado.

Antes de uma viagem, a verificação deve ser feita com antecedência, uma vez que algumas vacinas necessitam de várias doses ou de algumas semanas para garantir uma resposta adequada. Dependendo do destino, podem também existir recomendações específicas, sendo aconselhável recorrer a uma Consulta do Viajante.

Os especialistas recomendam ainda recuperar o registo de vacinação caso este não esteja atualizado, não assumir que um esquema incompleto está perdido , em muitos casos pode ser retomado sem começar de novo, e informar o profissional de saúde sobre doenças, tratamentos ou situações como gravidez.

É igualmente importante esclarecer dúvidas sobre a vacinação com profissionais de saúde, evitando adiar doses recomendadas por receios sem fundamento. Para além da proteção individual, uma boa cobertura vacinal contribui para prevenir a circulação de doenças e reduzir a necessidade de antibióticos.

Antes de fazer as malas, há por isso uma verificação que não deve ficar para último: confirmar se as vacinas estão em dia.

Comentários


bottom of page