top of page
  • Foto do escritorbegoodmust

Como manter uma boa rotina de higiene oral em tempo de férias

Para muitos, o verão combina com férias grandes, praia e momentos de descontração com amigos e família. Neste sentido, também os hábitos e rotinas tendem a mudar e a higiene oral pode acabar por passar para segundo plano. Assim, é importante ter em conta as práticas a evitar e a reforçar para que a saúde oral fique intacta.


“É natural que com mais tempo livre e menos preocupações, algumas rotinas também possam sofrer alterações. No entanto, a higiene oral deve ser uma aposta durante todo o ano e principalmente no verão devido à ingestão de certas bebidas e alimentos que podem ser prejudiciais para os dentes e gengivas, como os gelados e refrigerantes, por exemplo. Há dicas muito simples que fazem toda a diferença e podem prevenir algumas condições”, afirma Sara Pestana, Médica Dentista na MALO CLINIC Funchal.


Nesse sentido, a Dra. Sara dá alguns conselhos para manter uma boa rotina de higiene oral:

1. Equilibrar a ingestão de alimentos açucarados e cítricos – É quase impossível resistir a alimentos frescos e cítricos no verão, como gelados ou frutas como a laranja, o morango ou o limão, mas este tipo de alimentos contém geralmente muito açúcar. É, por isso, recomendado que a ingestão excessiva destes alimentos seja evitada, uma vez que estes podem levar à formação de tártaro, cáries e até contribuir para o aumento da sensibilidade dentária. 2. Levar sempre um kit de higiene oral – Sejam férias na praia, piscina ou de campo é importante ter sempre um kit com uma escova de dentes, pasta e fio dentário para cuidar da higiene oral. Uma boa rotina de higiene oral pode ser muito simples e eficaz, bastando começar por lavar os dentes, pelo menos duas vezes por dia, e utilizar o fio dentário diariamente.

3. Ter cuidado com as bebidas alcoólicas – É comum que os momentos de descontração no verão possam ser acompanhados por algumas bebidas como caipirinhas, sangrias ou cervejas, mas estas são geralmente ricas em ácidos, corantes e açúcares. Neste sentido, a probabilidade de desenvolver problemas nas gengivas ou mesmo cáries aumenta e, por esta razão, deve-se procurar moderar a ingestão destas bebidas.

bottom of page